Conceito Game

1. Conceitos Básicos de Game Design:

Interatividade e Imersão

2. Definição de Jogo

“Jogo é uma atividade onde os elementos participantes procuram superar desafios propostos, refletindo sobre quais decisões tomar baseados em um conjunto de regras aprovadas por todos os participantes, ocorrendo a imersão num universo contextualizado e aparentemente isolado do universo real, em direção à conclusão de um objetivo.”

3. Definição de Jogo

Jogar um jogo significa tomar decisões.

4. Definição de Jogo

Para que o jogo ofereça uma experiência significante, o processo de ação e resultado precisa ser discernível e integrado.

5. Definição de Jogo

A imersão é fundamental em um game.

“Todo jogo é capaz, a qualquer momento, de absorver inteiramente o jogador. Nunca há um contraste bem nítido entre ele e a seriedade, sendo a inferioridade do jogo sempre reduzida pela superioridade de sua seriedade. Ele se torna seriedade e a seriedade, jogo”.

6. Elementos de um Jogo
  • Contexto 7. Objetivo 8. Desafios 9. Decisões 10. Regras

  • Interatividade de um Jogo
    • Contexto 11. Objetivo 12. Desafios 13. Decisões 14. Regras
    Interatividade

    15. Interatividade de um Jogo

    Uma definição básica de interatividade nos diz que se trata de um processo pelo qual duas ou mais coisas produzem um efeito uma sobre a outra ao trabalharem juntas.

    16. Interação > Imersã

    O conceito de imersividade está relacionado com o grau de interatividade que um usuário é capaz de ter numa aplicação.

    17. Interação > Imersão

    18. Pilares de um Game
    • Estilo 19. Motivação 20. Premissa 21. Ambiente 22. Personagens 23. Enredo
  • Estilo

    O estilo define o estado de espírito que um jogador assumirá durante uma partida; o estilo define o tom, a velocidade, a intensidade de um jogo.

    24. Motivação

    A motivação tem um papel fundamental pois ela lida com os aspectos emocionais do jogador. Ela tem conexão direta com os desafios e recompensas.

    25. Premissa

    A premissa se dá basicamente pelo objetivo do jogo, ou seja, a situação em que o jogo inicia e qual deve ser a situação final.

    26. Ambiente

    Acrescenta na imersão do jogo. Cenários de fundo, música, efeitos sonoros e visuais, objetos não-interativos são alguns elementos pertencentes à ambientação do jogo.

    27. Personagens

    Fundamentais ou não, precisam ser muito bem elaborados psicológica e emocionalmente para se acrescentar na identificação do jogador, tanto em primeira quanto em terceira pessoa.

    28. Enredo

    Enredo é a soma do desenrolar narrativo mais a parte não-interativa da história de um jogo, que é formada por diálogos, ações e eventos predefinidos.

    29. Conclusão

    INTERATIVIDADE  IMERSÃO GAME

    30. OBRIGADO!